sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

07/01/2018 - Corrida 75 Anos do Hospital Nereu Ramos

Foto: Foco Radical
Corrida 75 Anos do Hospital Nereu Ramos

A abertura da temporada de corridas de 2018 aconteceu de forma não planejada. Estava tranquilo no meu final de semana descansando, quando recebo o convite para participar da Corrida em comemoração aos 75 Anos do Hospital Nereu Ramos. Como essa seria a última corrida da D. Eni antes de um tratamento fomos lá para revê-la e nos juntar a corrente de pensamentos positivos de todos os amigos para um pronto restabelecimento.

A minha ideia inicial era ir só para assistir, mas como teve inscrições na hora e com preço bem convidativo (R$ 20,00) não pensei duas vezes. Eu e a Aninha nos inscrevemos e resolvemos participar. Não havia kit. Era somente o número do peito e o chip retornável, que deveriam ser entregues no final da prova para a retirada da medalha de participação.

Outro motivo que me animou a participar foi o percurso diferente, por ruas que nunca tinha corrido antes em Florianópolis. Isso foi legal, passando inclusive por passarelas. Só não imaginava que tinha tantas subidas, principalmente no final.

A concentração foi toda em frente ao Hospital Nereu Ramos. Pudemos utilizar o estacionamento, o que facilitou bastante, pois o acesso é por uma rua com subida bem íngreme. A distância da prova foi única de 5 Km para todos os participantes e como a corrida era em comemoração aos 75 anos do hospital, havia vários atletas da equipe HNR e muitos fazendo a sua primeira corrida.

A largada porém, foi feita no bolsão do Koxixo´s. Para isso, todos os atletas tiveram que já fazer um aquecimento de aproximadamente 1 Km até o local da largada. Sorte que essa parte era em descida.

Às 8:10 foi dada a largada pela ciclovia no sentido da SC-401. Eram cerca de 170 atletas no total. Confesso que não estava tão empolgado para correr forte nesse início de ano ainda, mas a hora que a buzina soou a adrenalina voltou a subir e tive até que me segurar, pois sabia que a parte final da prova seria mais difícil com os morros.

O meu 1º Km no percurso, ainda plano, foi dentro das expectativas com pace de 4:21 min/Km. Porém, observava os meus amigos referenciais dispararem mais a frente. Mesmo assim mantive no meu ritmo suportável, e o 2º Km até aumentou um pouco para 4:36 min/Km. Nesse ponto subimos pela 1ª passarela de pedestres para atravessarmos a SC-401.

Descemos do outro lado da SC-401, percorremos mais uns 200 metros e acessamos a 2ª passarela, para cruzar a Av. Prof. Henrique da Silva Pontes. Essas duas passarelas já deram mais uma quebrada no ritmo pelo esforço nas subidas.

Seguimos pela Rua Itajano Margarida, até chegarmos à Rua Lauro Linhas onde viramos à direita. Um pouco mais à frente passamos pela Penitenciária de Florianópolis, completando o 3º Km. Foi o meu pior pace, mas compreensível pelas irregularidades desse trecho, 4:57 min/Km. 


Seguindo reto pela Rua Lauro Linhares, logo após a rotatória, passamos para a Rua Delminda Silveira. Essas ruas não eram nada planas, mas também não tinham subidas e descidas tão acentuadas. Ainda assim o 4º Km melhorou um pouquinho, 4:42 min/Km.

Com 4,3 Km percorridos, viramos à esquerda e chegamos na rua que dá acesso ao Hospital Nereu Ramos. Como tinha visto no caminho para a largada, essa subida não seria nada fácil. Não cheguei morrendo, mas já estava bem cansado. Na minha cabeça só passava a ideia de não caminhar, e fui.

Mais ou menos no meio do morro emparelhei com o amigo Anselmo, Seguimos juntos por alguns metros, mas ele acabou ficando um pouco pra trás. Eu segui concentrado e sofrendo, e não caminhei. À menos de 100 metros da chegada ainda fiz um esforço final para passar um outro atleta. Nossa, até me admirei na subida. Acho que o treino na Av. Brigadeiro na São Silvestre fez bem.

Cruzei a linha de chegada com as pernas toda dura pelo esforço final e o coração saindo pela boca, mas valeu a pena. Bebi uns dois copos de água (não tomei nada no percurso) e comi um pedaço de melancia. Troquei o chip e o número de peito pela medalha, e fiz o caminho de volta para ir ao encontro da Aninha e do grupo Somos Loucas por Corridas, que acompanhavam a D. Eni.

Logo elas vieram na maior energia para completar a prova Só faltava vencer o "morrinho" final que todas elas tiraram de letra e fizeram uma linda chegada, todas juntas.

Depois daquela confraternização pós-prova, assistimos a premiação e para a minha surpresa fiquei em 3º lugar na minha categoria 45-49 anos. Não esperava porque sabia que tinha muitos atletas bons na minha faixa etária. Aquele sprint na subida final foi determinante para essa colocação. Comecei o ano com o pé direito e bem feliz pelo resultado.


Percurso 5 Km (4,68 Km)

Eu e a Aninha dando um abraço na D. Eni, na largada.

Grupo "Somos Loucos por Corridas" acompanhando a D. Eni.
 Na largada com amigas e atletas do grupo "Somos Loucos por Corridas"
Eu e a Aninha flagrados chegando na largada
Foto Foco Radical
Todos juntos subindo a ladeira
D. Eni liderando o pelotão morro acima
 
Surpresa boa. 3º colocado na categoria 45-49 anos
Hoje deu !!! Provas de 5 Km me dá sorte.
Medalha e troféu da Corrida 75 Anos Hospital Nereu Ramos

Local: Em frente a entrada do Hospital Nereu Ramos
Data: 07/01/2018
Horário: 8:00 Hs (8:10 Hs)
Distância: 5 Km (4,68 Km) 

Inscrição: R$ 20,00 
Kit: Número de peito e chip retornável.

Tempo: 22min09s (tempo líquido)
Pace: 4:44 min/Km
Tênis: Nike Zoom Fly (amarelo)

Colocação: 003 de 009 (45-49 anos)
Colocação: 037 de 091 (masculino)
Colocação: 040 de 168 (geral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário